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sábado, 21 de maio de 2011

Artes: A Lógica do Contexto



Artes: A Lógica do Contexto

 

Não se consome concretamente a arte. Consome-se a ideia de arte. Consome-se o significado da arte. Símbolo. Hoje, ao fazer arte/desenho não tenho aquele mesmo compromisso de nossos ancestrais. Não preciso reproduzir necessariamente imagens da natureza. Não preciso ter um comportamento mimético diante dela.
“Eu sou a natureza” disse o pintor Jackson Pollock enquanto lançava tinta sobre a tela. Se eu acredito nisso, passo a produzir e consumir arte como ideia. Com significado. Vejo signo, compro signo, ouço signo, como signo, respiro signo.
Se eu consumo signo, logo, crio também signo. Se eu consumo tudo, logo, crio também o nada que é a soma de tudo.”
Lembra-se?
Um traço é um signo, sinal de um gesto...
Dentro desse espírito moderno é que puderam surgir artistas como Kandinsky, Picasso, Mondrian, Schwitters, Pollock. Entre outros que desenvolveram seu modo particular de representar as coisas do mundo visível e invisível. Eles não reproduziram a realidade, mas sim, criaram novas realidades.

Arte na Escola Brasileira
Um breve histórico
• Escola Tradicional
• Escola Renovada
• Escola Contemporânea

Escola Tradicional

Aprendizagem pela cópia e fixação pela repetição.
Os modelos são propostos pelo professor
FOCO NO PROFESSOR
Influência dos referenciais da arte neo-clássica.

Arte na Escola Tradicional


Valorização da repetição de modelos

Escola Renovada

Aprendizagem do aluno pela descoberta, com ênfase na expressão individual e experimentação de materiais.Direcionamento do professor para a auto-expressão do aluno.
FOCO NO ALUNO
Influência dos referenciais da arte moderna

Arte moderna brasileira -
Anita Malfatti – Tarsila do Amaral, entre outras
 

Escola Contemporânea

Aprendizagem a partir do fazer artístico, da leitura de produções e reflexão sobre arte. FOCO NO DIÁLOGO ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM NO CONTEXTO CULTURAL. Influência dos referenciais da arte contemporânea
e da globalização.

Arte na educação nos dias de hoje
Hoje o ensino de arte reúne novas propostas e também uma síntese recriadora da escola tradicional e renovada, negando alguns aspectos e integrando outros.

Diretrizes do ensino da arte
LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais.

Para o professor poder trabalhar com arte na escola ele necessita:
• Conhecer as Artes Visuais
• Conhecer o papel da Arte na vida das crianças
• Conhecer as orientações didáticas para o ensino da arte

Eixos de aprendizagem significativa
• Fazer - Produção de atividades artísticas
• Apreciar - Leitura de produções artísticas
• Refletir ou Contextualizar - Desenvolvimento de idéias sobre produções artísticas

Conteúdos de Artes Visuais
• Conteúdos conceituais - Cognição
• Conteúdos procedimentais - Ação
• Conteúdos atitudinais – Interação

Arte e os temas transversais

A arte pode participar diretamente das discussões relacionadas aos temas transversais, cabendo ao professor selecionar assuntos significativos para seus alunos, contextualizados na comunidade.Os PCNs propõem os seguintes temas transversais:
• Ética
• Meio ambiente e saúde
• Pluralidade cultural
• Orientação sexual

A Arte e a Interdisciplinaridade

Integrações com outras áreas de conhecimento.

Arte e a matemática: conhecimento de perspectiva, proporção, figuras geométricas e espaço e suas aplicações em produções artísticas;
• Arte e história: o artista, a obra de arte e a contextualização no tempo, relação entre o regional, o nacional e o internacional;
• Arte e língua portuguesa: discussão sobre arte, pesquisa e composição de textos sobre arte, história em quadrinhos, desenho a partir de estórias narradas.

Arte transdisciplinaridade
• Tem como objetivo entender o mundo e levar a educação a participar da valorização do ser humano
• A ação transdisciplinar abrange:

***Aprender a conhecer***
***Aprender a viver juntos***
***Aprender a fazer***
***Aprender a ser***
Conclusões
• A escola precisa ter a preocupação com o ensino e a aprendizagem de arte e sua interação com as demais disciplinas.
• A escola é um dos responsáveis pela formação do educando. Ajuda a desenvolver a consciência de seus potenciais, sua sensibilidade e sua cidadania.
• No contexto do ensino de arte, o educador é agente de transformação. Ele também é responsável em buscar orientações pedagógicas e conhecimentos
para enriquecer sua prática educacional.
• O educador tem o desafio de saber lidar com os materiais artísticos, recriando, investigando e elaborando novas propostas para a sala de aula.



"Só se vê aquilo que se olha"
O que percebemos numa obra  de arte é aquilo que recolhemos em nosso modelo de ver. O homem é inserido numa sociedade, numa linguagem, por onde aprende a ver, pensar e sentir. A linguagem é o dispositivo através do qual ele se apropria das coisas, dos seres, das formas e das cores.


Por Profª: Eliete Gomes Mendes

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